
Depois que se tornou famoso através da exibição de R2-D2, a tecnologia holográfica tridimensional ficou no coração (e na mente) não só dos nerds, mas em muitos cientistas.
Um grupo da Universidade de Ciências Óticas do Arizona, liderados por Nasser Peyghambarian, conseguiu criar uma imagem holográfica tridimensional numa pequena tela de 11 polegadas (25cm). O próximo passo, segundo eles, é criar uma maior, em 17 polegadas (43cm).
Mas este tipo de imagem já existia. O importante do grupo de Nasser é que suas imagens são enviadas e atualizadas quase em tempo real, com apenas alguns segundos de atraso. O caminho para isso é o material utilizado, uma tela de material fotorrefrativo que consegue atualizar a imagem exibida a cada dois segundos.
Os hologramas 3D por enquanto estão apenas disponíveis em verde. Mas depois de tanto azul em mais de 6 filmes de Star Wars, quem se importa?
Caso você se interesse pelos detalhes técnicos pode ler a matéria original da revista Nature, a notícia da ScienceDaily ou o artigo em português aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário